O Yoga é uma das 6 escolas de conhecimento da cultura da Índia com mais de 5000 anos e foi compilada em versos pelo sábio Patanjali a aproximadamente dois séculos antes de Cristo. Este milenar sistema de ensinamento trata o ser humano como um todo, envolvendo o corpo físico, a respiração, a mente e o estudo teórico das escrituras do Yoga. Muitos confundem Yoga com religião ou simplesmente como exercício físico ou ainda ficar apenas sentado parado, mas na realidade é muito mais amplo. Yoga é uma filosofia de vida que objetiva o praticante ao autoconhecimento e à libertação do sofrimento utilizando uma diversidade de ferramentas e conceitos que ajudam o praticante a se tornar um ser melhor para ele mesmo, para os outros e para o mundo.
As posturas físicas do Yoga, os ásanas, se diferenciam de um exercício físico comum, pois o ritmo da prática é controlado pelo tempo e a qualidade da respiração consciente. O pranayama, o controle do prana (energia vital) é a respiração do Yoga. Ela deve ser executada com plena atenção durante toda prática física do Yoga e também individualmente. A respiração é a chave da prática do Yoga, pois é a ferramenta que possibilita que a mente seja acessada. Através do desenvolvimento das aulas, o aluno vai adquirindo maior consciência, atenção e sensibilidade do seu ser, possibilitando o praticante a viver a vida mais consciente e feliz. Adquirir maior tranquilidade, escolher os melhores caminhos que possibilitam uma vida mais lúcida em relação às nossas atitudes, relacionamentos com o próximo, com nós mesmos e ética, são alguns frutos que podemos colher desta rica filosofia.
Krishnamacharya dizia que “todos podem praticar Yoga, pois a prática que deve ser adaptada ao aluno e não o aluno adaptado a prática de Yoga”. É dito que todos que respiram podem praticar, independente da idade, da condição climática, do local e das limitações físicas e mentais. O importante é buscar um professor capaz de enxergar o aluno além do corpo físico e que este relacionamento seja sincero, assim as potencialidades do aluno serão desenvolvidas da melhor forma possível.
Não viemos para este mundo para sermos infelizes e frustrados. Cada dia a vida fica mais corrida e voltada ao mundo exterior. Acabamos esquecendo as coisas que realmente nos deixam felizes, não temporariamente, mais plenamente. Sempre procuro chamar a atenção dos meus alunos para que nunca esqueçam que respiram, pois é raro alguém parar diante da loucura da vida moderna para ter 5 ou 10 minutos por dia de tempo e perceber o ar entrando e saindo do nosso corpo e que algo sutil acontece o tempo todo com você.
A vida feliz é construída por atitudes simples e devemos dar mais atenção às coisas menores e mais internas, assim vamos percebendo um universo infinito a ser explorado por trás desta simplicidade.
Luiz Otavio da Mota Ribeiro
Professor de Yoga no Makaranda Yoga e Terapias em Itapema
Deixe seu comentário